Patrulheiros Eleitorais de Ariquemes alertam vereadores durante sessão plenária

Patrulheiros Eleitorais de Ariquemes alertam vereadores durante sessão plenária

Patrulheiros Eleitorais de Ariquemes alertam vereadores durante sessão plenária

Na tarde da última segunda-feira (18), os jovens da Patrulha Eleitoral no município de Ariquemes, formada por alunos de escolas públicas do ensino médio, participaram da sessão plenária da Câmara Municipal de Ariquemes para conhecer o legislativo e alertar os vereadores para que atuem com responsabilidade no exercício do mandato. 

Antes da realização da sessão, os patrulheiros, sob a supervisão dos chefes de cartório, Edgard Manoel e Marcílio Faccin, reuniram-se com os vereadores Amalec da Costa, Joel Martins, Renato Garcia, Nairton Barbosa e José Augusto. Os membros do parlamento fizeram um breve relato sobre o funcionamento da Câmara Municipal e o papel do vereador. 

Na sequência, os estudantes visitaram as instalações da casa legislativa municipal e conheceram as atividades das comissões parlamentares, oportunidade que tiraram dúvidas com assessores técnicos e vereadores sobre o processo legislativo e conheceram algumas proposições de interesse da classe estudantil. 

Durante a sessão da Câmara, o patrulheiro David Amaral, da Escola Tiradentes, subiu ao púlpito do parlamento para ler uma carta dos patrulheiros eleitorais aos vereadores. David iniciou a leitura destacando que todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição Federal de 1988. Ao final, citando o livro bíblico de Lucas 12:48 – “[...] Realmente, de todo aquele a quem muito foi dado, muito será exigido; e daquele que foi encarregado de muito, será exigido mais do que o normal” – Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada. David enfatizou, por fim, que os vereadores têm muito poder nas mãos e por isso não podem esquecer que, a quem muito foi dado, muito será pedido e cobrado.

 

 Patrulha Eleitoral 

A Patrulha Eleitoral é uma ação da Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia e existe há mais de 10 anos. Visa estimular os estudantes a praticar a fiscalização do Processo Eleitoral, mais enfaticamente a fiscalização dos candidatos eleitos. O projeto já formou milhares de patrulheiros em Rondônia e tem atuado com diversas ações de fiscalização e conscientização junto aos candidatos eleitos. 

Íntegra da Carta da Patrulha Eleitoral aos Vereadores 

“Senhores Vereadores,

Nos termos do parágrafo único do artigo 1º da Constituição Federal do Brasil, todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Assim, a partir do dia que iniciaram vossos mandatos, os senhores receberam uma autorização popular para comandarem os rumos do nosso futuro.

Concedemo-los os mais amplos poderes para decidir sobre tudo relacionado à nossa vida cidadã.

Poderão decidir se haverá rua asfaltada na frente da minha casa ou não. Se haverá uma praça em nosso bairro ou não. Poderão escolher onde e como funcionará a garantia de saúde pública do local onde moramos. Poderão cortar todas as árvores ou iniciar um projeto de gestão ambiental. Poderão lutar por iluminação nas vias públicas para que a noite seja um momento seguro para todos ou poderão deixar mal iluminada a cidade, mantendo todos na insegurança.

A quantidade de vagas e a qualidade das instalações nas escolas, a qualificação dos professores, tudo ficará a critério de Vossas Senhorias decidirem e defenderem ou não.

Impostos, destinação de recursos, toda gestão que resulte em nosso bem ou mal estar; tudo; vocês decidirão.

Desde as mais simples escolhas, as que impactam diretamente no nosso cotidiano, serão decididas por vocês, nobres vereadores.

Com esta carta, queremos lembra-los que concedemos uma procuração popular com os mais amplos poderes para decidirem como será gasto nosso dinheiro. Cada centavo nosso está em suas mãos.

CUIDADO: é este o poder que damos a um representante, quando o elegemos! Os senhores têm muito poder nas mãos. Portanto, não esqueçam! A quem muito foi dado, muito será pedido” (Lucas 12:48).

Estaremos fiscalizando!

Cordialmente,

Os Patrulheiros Eleitorais de Ariquemes.”

 

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

 

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido