Justiça Eleitoral se reúne com forças da segurança pública

Justiça Eleitoral se reúne com forças da segurança pública

Na última sexta-feira (12), a Coordenadoria de Segurança das Eleições (COSE) do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia se reuniu sob a supervisão do juiz Ênio Salvador Vaz, com os magistrados da fiscalização da propaganda eleitoral em Porto Velho, servidores do quadro técnico do Tribunal, membros do Ministério Público Eleitoral, representantes das Policias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil, para tratar da união das forças de segurança no Estado, visando garantir a regularidade das atividades e o combate efetivo dos ilícitos eleitorais no pleito municipal de 2016.

Um dos objetivos da reunião foi traçar as estratégias de trabalho coordenado entre os diversos atores e instituições envolvidos na segurança das eleições e repressão aos ilícitos.

O juiz supervisor da segurança registrou que “no canal Disque-Eleição 148 são recebidos diversos tipos de informações, dentre estas chegam muitas notícias de possíveis crimes eleitorais”.

Ênio Vaz também demonstrou sua preocupação por conta das olimpíadas, pelo grande número de agentes e policiais empregados na segurança do evento, no Estado do Rio de Janeiro.

A coordenadora da COSE, Lia Maria Araújo Lopes, pontuou que “as polícias devem informar a Justiça Eleitoral os possíveis pontos de conflito nos municípios, para que possa ser planejado o reforço das ações de segurança no pleito em todo o Estado de Rondônia.”

Foi apresentado também o novo fluxograma de tratamento das notícias de crimes eleitorais, pois houve um aperfeiçoamento na tramitação das ocorrências dos ilícitos eleitorais.

Na apresentação da coordenadora, foi explicado que o Juizado Especial Criminal Eleitoral (JECRIME) de Porto Velho funcionará no Anexo II ao prédio-sede do TRE-RO, estando próximo dos juízes membros do Regional, com uma grande estrutura para acomodar pessoas conduzidas pelos agentes dos órgãos de segurança pública, no dia das eleições em outubro.

O representante do Departamento da Polícia Federal em Rondônia, delegado Flori Cordeiro Miranda Junior, informou que a Superintendência Regional e as Delegacias do interior manterão o efetivo à disposição da Justiça Eleitoral nas demandas dos delitos eleitorais.

O subcomandante geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, coronel Clairton Pereira da Silva, garantiu que a corporação honrará o compromisso assumido pelo governador do Estado, Confúcio Aires Moura, quanto ao emprego dos efetivos policiais da instituição na segurança das eleições.        

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

 

 

      

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido