EJE-RO participa do VI encontro do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais – CODEJE

EJE-RO participa do VI encontro do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais – CO...

O Encontro do CODEJE está ocorrendo na cidade de Foz do Iguaçu, de 11 a 13 de novembro, no qual também se realiza o II Encontro Nacional do Programa Eleitor do Futuro. 

Durante todo o dia 11, os coordenadores das EJEs trabalharam um plano de ação nos três eixos de sua atuação: Cidadania, Capacitação e Publicação/Pesquisa. O grande destaque se deu ao eixo cidadania, com o mapeamento de todas as ações do Eleitor do Futuro em todos os Estados, construindo um passo-a-passo para facilitar a implementação por todos os estados, em níveis de adesão, tanto para o cliente externo (escolas) quanto para o ambiente interno (zonas eleitorais). Destaque para o Projeto Patrulha Eleitoral, que passa a compor as ações nacionais, incluído na cartilha oficial do PEF. 

No dia 12 de novembro, O CODEJE aprovou as proposições apresentadas pelos coordenadores e deliberou pela instituição de uma semana da Justiça Eleitoral, a ser realizada todos os anos no início do mês de junho. Também decidiu por constituir uma comissão para elaboração do Planejamento Estratégico das Escolas Judiciárias Eleitorais, na qual a coordenadora da EJE-RO, Elizeth Mesquita, foi escolhida como membro. 

Dentre outras deliberações, foi aprovada a elaboração de um calendário específico de cursos a serem realizados em parceria com a ENFAM; reiteração da cobrança junto ao TSE para encaminhamento do PL de criação de cargos para implementar a estrutura mínima das EJEs, em cumprimento à Resolução TE 23.433/2014; e composição de uma comissão para regulamentar e padronizar as publicações e revistas das Escolas. 

Hoje, dia 13 de novembro, o VI CODEJE está realizando uma mesa redonda com a participação ilustre de 5 ministros do TSE, cujo tema principal em debate é a Última Reforma Política  e as Eleições Municipais de 2016. Presentes Presidente do TSE Min Dias tofolli, Min. João Otávio de Noronha (Diretor EJE-TSE), Min. Henrique Neves (jurista titular), Min. Tarcísio Vieira de Carvalho Neto (Jurista substituto) e Min. Admar Gonzaga (jurista substituto). 

O Diretor da EJE-RO, juiz José Antônio Robles, avalia o evento como sendo de grande importância “principalmente para desenvolver atividades em parceria com a ENFAM, na realização de palestras, seminários e cursos voltados para a capacitação e desenvolvimento de habilidades cognitivas necessárias à execução dos objetivos gerais e específicos das EJEs, em todos os seus eixos, albergando toda matéria correlata ao direito eleitoral e à ciência política”.

 

Comunicação Social – TRE RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido