Escola Judiciária Eleitoral lança a 3ª edição da EJE em Revista e da 1º edição da Revista de Jurisprudência do TRE-RO durante o Workshop Sistemas Eleitorais

Escola Judiciária Eleitoral lança a 3ª edição da EJE em Revista e da 1º edição da Revista de Jur...

Na última sexta-feira (22), a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RO), em parceria com a Escola de Magistratura (EMERON), realizou em Porto Velho o Workshop Sistemas Eleitorais – Votei em Maria, elegi João, ministrado pelo professor Alexandre Basílio Coura, do TRE-PB. 

Em Porto Velho, o evento contou com uma plateia de mais de 300 pessoas, entre autoridades do judiciário, advogados e acadêmicos. O professor Alexandre Basílio demonstrou durante a oficina, porque o eleitor brasileiro não sabe votar, explicando o funcionamento do sistema majoritário de apuração de votos e o tão polêmico sistema proporcional. Esclarecendo também como seria o sistema distrital proposto por parte dos deputados federais e o ainda mais polêmico sistema Distritão. O workshop também aconteceu em Cacoal, no dia 21/05, assim como em Porto Velho, foi um sucesso.

 

Lançamento 

Na mesma noite, aconteceu o lançamento da 3ª edição do periódico EJE em Revista e da 1ª edição da Revista de Jurisprudência do TRE-RO. 

Os trabalhos foram presididos pelo Diretor da EJE, Dr. José Antônio Robles, que prestou homenagem especial ao Desembargador Eurico Montenegro Júnior, decano do Tribunal de Justiça e que foi, por duas vezes, presidente do TRE-RO, compondo a primeira Corte Eleitoral em 1982, na qualidade de juiz membro. 

Em seus agradecimentos, o Desembargador Eurico Montenegro discorreu sobre as dificuldades e desafios iniciais de implantar o Tribunal Regional Eleitoral, sem orçamento, sem servidores, sem móveis e equipamentos, além de conduzir as eleições estaduais de forma precária. Ao final, emocionado, afirmou ter combatido o bom combate e agora poderia se retirar para o descanso merecido, fazendo alusão a sua iminente aposentadoria.

 

Comunicação Social – TRE RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido