TRE-RO lança 2ª edição do livro “Como Sentinelas Avançadas”, que conta a história da Justiça Eleitoral no Estado

Imagem da Capa do Livro "Como Sentinelas Avançadas"
Capa livro 2ª Edição Como Sentinelas Avançadas

A obra trata-se, em verdade, de uma epopéia narrada através dos acordes do hino "Céus de Rondônia" que, em sete escalas contidas no índice, mostra o cenário em que os fatos se desenvolveram, a evolução demográfica, a divisão político-administrativa e a transformação do território em Estado.

 

Ainda no início de 2014, todos os Cartórios Eleitorais do Estado receberão exemplares da obra, para que os eleitores e demais interessados tenham acesso ao livro. A obra também estará disponível na biblioteca do TRE-RO.

 

Abaixo, replicamos na íntegra as palavras da presidente do TRE-RO, desembargadora Ivanira Feitosa Borges, que servem de prefácio no livro:

 

“No ano de 2003, o então Presidente deste Tribunal, Desembargador Valter de Oliveira, lançava a obra “Como Sentinelas Avançadas – A História da Justiça Eleitoral em Rondônia”. O trabalho minucioso, ilustrado e fidedigno encantou a todos que de alguma forma fizeram parte da Justiça Eleitoral.

 

Com o objetivo de continuar esse belo projeto, comunicamos com imensa satisfação a publicação desta 2ª edição. Fruto do trabalho dedicado e minucioso da equipe responsável por sua elaboração, esta edição marca um novo tempo da Justiça Eleitoral.

 

Juízes, promotores de justiça, servidores, mesários e colaboradores superaram as dificuldades de acesso e de estrutura impostas pela Floresta Amazônica e pelo Estado em formação para realizar com sucesso todas as eleições nesses últimos 30 anos de existência da Justiça Eleitoral de Rondônia. Irmanados com o propósito cívico de captar, preservar e revelar a vontade política dos eleitores, esses desbravadores foram protagonistas da história da Justiça Eleitoral neste Estado, colocando Rondônia em bom destaque, reiteradas vezes, seja pela rapidez e eficiência na totalização dos votos, seja pelo pioneirismo na implantação de boas práticas de trabalho e projetos de inovação.

 

Por isso é inquestionável que a contribuição desses destemidos pioneiros foi pilar fundamental para a projeção da Justiça Eleitoral que ocupa posição privilegiada entre os brasileiros e no cenário internacional. Desfrutamos do reconhecimento de ser a Justiça responsável pelas eleições mais rápidas e seguras do mundo.

 

Esta edição conta um pouco mais dessa história de sucesso e reforça a conclusão que a Justiça Eleitoral de Rondônia foi indispensável para a consolidação democrática e política do Estado.

 

Assim, convidamos a todos para conhecer esta edição que foi carinhosamente

confeccionada para servir como fonte de memória e de pesquisas daqueles interessados em investigar a história da Justiça Eleitoral de Rondônia”.

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido