Eleitor em Perspectiva

A Justiça Eleitoral desenvolveu-se tecnologicamente e inovou seu negócio. Com as eleições eletrônicas construiu um modelo de eleições informatizadas que vem sendo inspiração para outros países. Antecipando-se a onda tecnológica pela informatização de processos de trabalho.

Nos últimos anos a tônica da justiça Eleitoral tem sido o desenvolvimento de novas tecnologias para aprimoramento do voto eletrônico, que evoluiu ainda mais com a biometria. O título eleitoral também mudou, com o advento do e-título, ele agora está na palma das mãos. Com isso o foco da JE concentrou-se na tecnologia, na capacitação de equipes e modernização de processos e acabou por distanciar-se do eleitor.

Para aproximar-se do eleitor, a Justiça Eleitoral adotou providências em Rondônia na tentativa de minimizar os efeitos das notícias falsas(fake news), que puseram em dúvida a segurança das urnas eletrônicas nas eleições 2018, bem como, responder às 330 denúncias registradas no Estado de Rondônia sobre o mau funcionamento de urnas eletrônicas, este Tribunal realizou duas audiências públicas: uma em Porto Velho, no dia 23/10/2018 e outra em Ouro Preto do Oeste, no dia 24/10/2018, ambas coordenadas pela Diretora-Geral do TRE-RO, Lia Maria Araújo Lopes.

Para participar destas audiências públicas foram convidados representantes dos órgãos de segurança pública, Ministério Público Estadual e Federal, representantes da sociedade civil, eleitores (especialmente os autores das denúncias de mal funcionamento das urnas) e sociedade em geral.

Na oportunidade, foram esclarecidas, de forma individual, as ocorrências do 1º turno da eleição 2018, bem como prestadas todas as informações concernentes ao funcionamento das Urna Eletrônica, bem como a segurança do voto informatizado no Brasil, e facultada a palavra aos eleitores presentes, que puderam compartilhar suas experiências e tirar dúvidas acerca do ocorrido.

As duas audiências contaram com o uso da tecnologia de transmissão ao vivo pelo perfil do Youtube deste Regional, garantindo assim a transparência de todos os atos praticados por esta Justiça Eleitoral.

O conteúdo e o resultados das audiências podem ser conferidos nos links:

 1. Audiência Pública sobre a segurança das Urnas Eletrônicas - realizada em Porto Velho.

 2. Consolidação dos resultados das Audiências Públicas sobre a segurança das Urnas Eletrônicas - realizadas em Porto Velho e Ouro Preto do Oeste.

 

Segurança das eleições informatizadas

Visando fornecer esclarecimentos sobre as diversas questões e teorias difundidas pelos meios de comunicação acerca da segurança do processo eleitoral brasileiro, muitas vezes sem qualquer respaldo técnico ou legal, o Tribunal Superior Eleitoral compilou nesta página os temas mais frequentes sobre esse assunto, a fim de esclarecer o cidadão sobre os mecanismos adotados pela Justiça Eleitoral para trazer segurança e, consequentemente, confiança às eleições informatizadas do Brasil.



Utilize o simulador de votação na urna eletrônica

Eleição 2018 - Brasil

Eleição 2018 - Exterior

Escolha o turno de votação:

Simule uma votação no Primeiro Turno

Simule uma votação no Segundo Turno


 

Simulador de votação na urna eletrônica

 

Seja bem-vindo à página do Simulador de Votação na Urna Eletrônica. Aqui, você poderá treinar a votação para todos os cargos em disputa nas Eleições Gerais de 2018 da mesma maneira que ocorrerá no dia do pleito, como se estivesse diante de uma urna eletrônica. Vá até o fim da página, escolha o turno e simule uma votação na urna de uma forma rápida, didática e divertida.

Desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o software apresenta, para cada cargo, uma lista de candidatos e partidos fictícios (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore). Você poderá navegar pelos partidos usando as setas para direita e para esquerda na filipeta de candidatos no alto da página.

Antes de votar no Simulador, você deve selecionar o primeiro ou segundo turno da eleição que deseja participar.

No fim da votação, ou a qualquer momento, você poderá retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar a votação (basta clicar no link “nova simulação”).

Devido a sua característica didática, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa e a tela será bloqueada até que o usuário clique na mensagem apresentada.


Utilize o simulador de votação na urna eletrônica

Eleição 2018 - Exterior

 

Escolha o turno de votação:

Simule uma votação no Primeiro Turno

Simule uma votação no Segundo Turno